CONHECENDO ALGUNS TIPOS DE CLIENTES:
Calado: simples, geralmente se queixa da dificuldade, apresenta um comportamento bem retraído, embora as aparências enganem. Trate esse tipo de cliente com cuidado para que ele se sinta a vontade. Seja atencioso e o oriente em todos os sentidos, evitando afastar ele.
Bem humorado: é simpático, esse tipo de cliente gosta de conversas agradáveis. Trate-o de maneira que não venha causar embaraço estimulando o mesmo a ter
reações desfavoráveis.
Curioso: ele é muito bem informado e sabe o que esta dizendo. Cuidado porque ele não é influenciável. Procure dar todas as informações que ele solicitou porque se trata de alguém que conheça o produto. Quando o cliente pergunta algo que o profissional não saiba dizer, cabe ao mesmo informar que pesquisará sobre o assunto.
Precavido: esse cliente desconfia de sua opinião, ele gosta de debater em relação ao produto. Ele vai ter sempre a mão seus documentos, cálculos prontos e muitas informações. Cuidado porque se especializa em fazer reclamações. Seja lógico não se apresse em resolver o problema, tente conquistar sua confiança. O que se julga importante: por ser vaidoso se
impressiona por produtos fúteis. Ele pensa sempre que seus interesses devem ser atendidos com agilidade e eficiência.
O preocupado com o preço dos produtos: esta sempre questionando o aumento dos preços. Tente comparar as informações de cadastros e questione a forma que ele vai utilizar o produto.
Briguento: sempre briga com o vendedor, discute na maioria das vezes por qualquer razão, sempre quer expor sua opinião e é inteligente. Não discorde dele, você como funcionário não precisa expor sua opinião.
Preguiçoso: é sempre aquele que sabe tudo e quase nunca argumenta. Ele argumenta
algum fato e quer um atendimento preferencial. Esclareça suas duvidas, e encurte o dialogo com perguntas comuns do tipo: Qual é o melhor encaminhamento para o senhor? Ou Mas qual é a sua proposta? Ou vamos fechar o negócio? Se caso não funcionar peça para que o cliente preencha seus dados com a secretaria e encaminhe para outro vendedor.
DICA:
Não deixe tocar mais do que três vezes. Atenda ao telefone com discrição. Fale somente o necessário.
Ao atender diga o nome do estabelecimento, seu nome, bom dia, boa tarde ou boa noite. De atenção ao seu cliente, ouça com atenção, não deixe seu cliente falando sozinho